Conheça ferramentas tecnológicas que aproximam o cidadão do governo e ampliam a fiscalização das políticas públicas.
Gilmara Nascimento, em Setembro 17, 2021 | 932 visualizações | Tempo de leitura: 2 min - 224 palavras.
No tocante a este arcabouço, as sociedades “modernas", diante da popularização destes novos instrumentos, digo, mecanismos tecnológicos de mídias digitais, redes sociais, acessíveis através de computadores, tablets, smartphones, tem influenciado o modo como as pessoas se comportam, trabalham, vivem, e se organizam coletivamente, não sendo diferente em certa medida para a Administração Pública, em especial no que diz respeito ao controle social. Digo, em certa medida, por que nem sempre as informações disponibilizadas pelas Administrações são palatáveis para a compreensão do cidadão!
Leia também: Participação do cidadão na gestão pública
Esse viés se apresenta mais atuante dos cidadãos para com a Administração Pública, haja vista, que a utilização das redes sociais pela Administração Pública, ainda funciona como mero difusor das políticas públicas implementadas por seus organismos, não há uma interação de fato com a Administração e seus administrados, e quando há a disponibilização de um canal, este preza pelo excesso de burocracia.
Sem dúvida alguma esse novo instrumental tem significativa importância, mas, ainda carece de aprimoramento, demandando um maior esforço das Administrações, para que o acesso a informação pelo cidadão seja uma realidade e não uma mera formalidade.
E, no mesmo sentido, nós, enquanto cidadãos devemos interessarmos mais pela “coisa pública", participando no desenvolvimento das políticas, fiscalizando as políticas instituídas, com o intuito de melhores resultados e aprimoramentos contínuos.