``Contamos ainda com parcerias com outros escritórios e profissionais especializados em diversas áreas, o que nos coloca em posição de oferecer fundamentação jurídica sólida mesmo em ações de alta complexidade.``
Advogada. Com mais de uma década de experiência. Especialista em Licitações e Contratos Administrativos. Palestrante. Escritora. Coautora de Livros Jurídicos. Participante e Homenageada pela Editora JURIDIS na Bienal do Livro de 2025 Rio de Janeiro, com a obra em Coautoria, Trajetórias Legais História de quem escolheu o Direito. Graduada em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Pós-Graduada em Direito Administrativo pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Pós-Graduada em Direito Tributário pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Especialização em Contratações Públicas e Procedimentos Licitatórios Práticos na Nova Lei 14.133/2021 – Certificada Especialista Referência em Licitações e Contratos Administrativos pela Vianna de Carvalho (Professor Matheus Carvalho). Curso de Formação Pastoral e Teológica SARA ACADEMY. Colunista do Jornal Capital, Mercado & Negócios. Produtora de Conteúdo Jurídico para a JusBrasil (gilmararod.jusbrasil.com.br).
Presidente da Comissão de Direito Administrativo OAB/RJ Subseção de Duque de Caxias (2017-2021). Vice-Presidente da Comissão de Direito da Criança e Adolescente OAB/RJ Subseção de Duque de Caxias (2017-2021). Conselheira Municipal Voluntária da Cruz Vermelha Brasileira Regional Duque de Caxias – Responsável Ouvidoria (2019-2021). Membro Comissão de Direito Notarial e Registral ABA/RJ (2022-2024). Membro e Secretária-Geral da Comissão de Responsabilidade Civil da OAB/RJ Subseção Barra da Tijuca (2023-2024). Membro e Coordenadora do GT de Direito Administrativo e Público da Comissão de Advocacia Extrajudicial em Cartório da Seccional OAB/RJ (CAEC) (2023-2024). Membro do Instituto de Direito Administrativo do Rio de Janeiro (IDARJ).
Participou do III Congresso de Direito Administrativo do Rio de Janeiro (IDARJ) na qualidade de Presidente de Mesa do Painel Intervenção do Estado na Ordem Social Serviços Públicos, realizado no período de 10 à 12 de novembro de 2021. Cofundadora do Café Jurídico de Duque de Caxias. Cofundadora do Projeto Além do Direito (2024). Advogada do Conselho Municipal Direitos da Mulher de Duque de Caxias (2015-2018). Atuou em conjunto ao Colegiado do CMDM/DC na construção, desenvolvimento do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Duque de Caxias - I PMPM/DC, atual Lei 2.764/2016.
“A Câmara Municipal de Duque de Caxias, mediante deliberação de seus membros, acolhendo a proposta da Exmaa. Sra. Vereadora Maria Landerleide de Assis Duarte, por meio da presente Moção, manifesta publicamente seus aplausos, reconhecimento e congratulações à Ilma. Dra. Gilmara Rodrigues do Nascimento Cunha, Advogada, em celebração ao imprescindível trabalho que vem desenvolvendo, ao exercer suas funções com eficiência, serenidade, resiliência e zelo, conduta que não só lhe destaca como referência em sua área de atuação, mas também contribui para a qualidade e rapidez dos serviços prestados, e, ainda, por conjugar o pleno domínio de suas habilidades profissionais com constante preocupação em inovar, sem prescindir de promover um atendimento humanizado e atento ás necessidade da população, perfil que lhe rendeu afeição e credibilidade, bem como justifica o reconhecimento desta Casa Legislativa a sua brilhante trajetória. Duque de Caxias, em 10 de junho de 2024.”
Participou do III Congresso de Direito Administrativo do Rio de Janeiro (IDARJ) na qualidade de Presidente de Mesa do Painel INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ORDEM SOCIAL SERVIÇOS PÚBLICOS, realizado no período de 10 à 12 de novembro de 2021.
Atuou na organização e no desenvolvimento do I, II e III Simpósio de Direito Administrativo OAB Duque de Caxias, participou junto a Comissão CDCA/DC no desenvolvimento e realizações de Palestras, como no primeiro evento com o tema “ISSO TEM QUE ACABAR”, em referência ao 18 de Maio/2017, Dia do combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Advogada Responsável pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Duque de Caxias (Janeiro/2015 à Setembro/2017); advogando, ainda, na Casa da Mulher e no Centro Especializado de Atendimento à Mulher - CEAM IDACILDE DO PRADO LAMEU.
Atuou na organização e construção da IV Conferência Municipal de Política Pública para Mulheres;
Atuou em conjunto ao Colegiado do CMDM/DC na construção, desenvolvimento do I Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Duque de Caxias - I PMPM/DC, atual Lei 2.764/2015;
Desenvolveu em conjunto ao Colegiado do CMDM /DC e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM a Lei 2. 715 de 14 de julho de 2015, que Dispõe do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Duque de Caxias, o Decreto no 6649 de 08 de março de 2016, Cria a PATRULHA MARIA DA PENHA NA GUARDA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS;
Desenvolveu em conjunto ao Colegiado do CMDM /DC e UERJ o Projeto de Lei da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência em Duque de Caxias, atual Lei 2.829 de 15 de março de 2017;
O propósito deste Projeto é a interação, a troca de experiências entre os Colegas Advogados e Advogadas, de forma a ampliar a rede de contatos, consolidar parcerias, desmistificando a postura de concorrência entre os pares, implantando a visão de parceria, com a finalidade de crescimento mútuo!
O Projeto Além do Direito nasceu do desejo de três advogadas de ir além do universo jurídico.
Nossa missão é criar um espaço para mulheres operadoras do direito, um local para pensar sobre o que realmente importa: saúde, família e desenvolvimento pessoal e profissional.
Nosso evento mais recente, "Além do Direito: Planejamento Estratégico para 2025", foi um sucesso. Em 1o de novembro de 2024, nos reunimos em um ambiente incrível no Café Marinas, na Marina da Glória. A tarde ensolarada e a vista inspiradora formaram o cenário perfeito para uma conversa profunda e acolhedora.
Recebemos 60 mulheres e contamos com a presença de duas palestrantes incríveis, Bruna Gonçalves e Jessica Moura, além das idealizadoras que também compartilharam suas experiências. O evento se transformou em uma grande roda de conversa, cheia de empatia e trocas genuínas.
Foi emocionante ver como cada história compartilhada ressoou com o público. As participantes nos agradeceram por criarmos um movimento que as encorajou a partir das nossas próprias vivências. O evento reforçou a nossa crença de que é fundamental olharmos para a nossa vida de forma integral, e não apenas pelo viés profissional.